O Ceticismo no Budismo Pode fazer Mal

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O ceticismo no Budismo pode atrapalhar muito.

Existem linhas do Zen Budismo que não acreditam em vida após a morte, e está comum hoje em dia os budistas negarem a existência de Deus aqui no Brasil, e logo questionam outras religiões, e estão começando a questionar coisas da própria fé, como o Karma, a existência do Buda, coisas sobrenaturais e religiosas.

Nós criamos o nosso tópico na seção de Budismo, o Budismo nos seus aspectos religiosos para mostrar que a religião de Buda também tem aspectos de crença.

Muitos questionamentos podem destruir a própria fé, e uma crença que se destaca a conquista do Nirvana pode prejudicar aparecerem futuros Budas.

Existe quem questione o Budismo, a existência do Buda, mas para isso existe uma resposta do Zen, que é a seguinte:

-Não importa se Buda existiu, o que importa é que os métodos budistas têm se mostrado, provando seus efeitos, e é isso que importa.

O que importa é que funciona.

Se questionarem o Karma, as pessoas podem fazer mais o mau, e isso não é bom.

Ter dúvidas sobre o Nirvana, o Samsara, tudo isso pode fazer mal a própria fé.

Existem contradições expostas por sacerdotes do Zen de afirmarem a existência da vida eterna, como a negarem, a importância dos rituais, e sua inutilidade.

Os rituais sempre fizeram parte das religiões, fazem parte e ajudam seu funcionamento, então se você questioná-lo, pode perder a ajuda dele, pois muitas coisas religiosas para funcionarem precisam da fé.

Muito questionamento pode atrapalhar, e o melhor seria não faze-lo, e nem as outras religiões, pois elas também ajudam os seres humanos a conseguirem a iluminação e que sejam bons.

Para que destruir uma coisa boa?

Em outros países o Budismo se unifica as outras crenças, não as questionam e as colocam como invalidas ou como coisas ruins.

Como uma coisa que leva ao Nirvana e ao bem pode ser prejudicial, ou falta de cultura, como dizem?

As pesquisas cientificas só estão ajudando a mostrar que o espiritual existe, confira em nossa seção de Ciência e Religião, com o link logo abaixo.

Muitas vezes a crítica a outras crenças envolve o ego, que é o desejo de que sua religião seja melhor do que a do outro, isso pode ser orgulho ou vaidade. Na maioria das vezes é.

Muitas vezes o ceticismo está galgado nisso, que sua crença é a melhor, que o que é seu é melhor do que é o do outro.

Não busque ser o dono da razão, não se importe com isso, isso é desprendimento. 

A fala correta consiste em não dizer coisas que façam o outro sofrer, e é isso que pode acontecer quando você tira a fé do outro com argumentos.

Buda nunca disse que Deus não existia, e muito menos que não existe vida após a morte, ele ensinou sim que temos vidas pela frente e que nossa consciência, a vida que existe em nós é eterna.

Existe a cosmologia budista, e ele é muito similar as crenças esotéricas, espiritas e umbandistas.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

 

Você também pode se interessar por: